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SEO – Como alcançar a primeira página do Google e aumentar vendas

Blog Capas-05

Com 110 milhões de internautas no Brasil em 2015, podemos afirmar que toda população economicamente ativa está na internet. Quantas buscas diárias fazemos no Google? Já faz parte do cotidiano, tanto na vida pessoal quanto na profissional. A grande maioria dos negócios começa com uma busca no Google. Apesar de existirem outros buscadores como o Bing e o Yahoo, vamos citar apenas o Google neste artigo, já que o mesmo representa 96% das buscas no Brasil.

Como minha empresa pode tirar proveito de milhões de buscas diárias no Google? A resposta é simples: basta estar lá, na primeira página. Para que você pode trilhar esta jornada e posicionar o site da sua empresa, mesmo que contrate uma agência de marketing digital, é importante entender o funcionamento básico deste mecanismo. É como contratar um contador: você precisa ter noções básicas para validar os serviços, afinal, se não forem bem feitos, você será o maior prejudicado.

Vamos compartilhar um pouco da nossa experiência prática e teórica com o Google, desde quando SEO era ainda um jargão técnico pouco valorizado. Nestes anos ocorreram muitas evoluções por parte do Google, sempre valorizando a criação de conteúdo próprio e original.

O que é SEO? Otimização de Site?

SEO em inglês significa “Search Engine Optimization”, traduzindo, “Otimização para o motor de busca”. Em outras palavras, é o termo que define o mecanismo para que um site seja relevante nas buscas do Google, cujo objetivo final é alcançar a primeira página de pesquisas no Google.

Qual a importância da primeira página?

Estatísticas demonstram que, em média, 98% dos usuários param na primeira página. Pense no seu comportamento na internet, para acreditar ou não nestes números. Eu acredito.

Como funciona o SEO – Otimização para o Google?

A maioria das pessoas leigas e, infelizmente, grande parte dos profissionais do marketing digital acreditam que a indexação no Google está vinculada ao fato de escrever e repetir muitas vezes as palavras chaves no site. Isto tem pouca importância, se as palavras estiverem nos locais errados.

O Google segue uma sequência para ler um site e criar seu índice. Se as palavras chaves não estiverem na sequência correta, o conteúdo não terá importância alguma.

Passo 1 – Definição das palavras chaves para SEO

Utilize a ferramenta “Planejador de Palavras Chaves”, do Google Adwords, para entender quais palavras são usadas por quem busca seus produtos. Nem sempre utilizamos o melhor termo em nosso discurso comercial e isso faz muita diferença atualmente.

Por exemplo, qual termo é mais usado: “móveis corporativos” ou “móveis para escritório”? O segundo termo tem 4.000% mais buscas. Devo usar singular ou plural? Cadeira ou mesa para escritório? O planejador de palavras chaves responde.

Passo 2 – Priorizar as palavras chaves

Devem-se definir as prioridades e trabalhar nestas palavras. É impossível tornar seu site o número 1 em várias palavras de uma única vez. Utilizando o exemplo anterior, trabalhe primeiro em “móveis para escritório”, depois trabalhe nas outras com mais buscas.

Os passos seguintes vão explicar melhor as dificuldades da otimização para o Google e a importância de dar um passo de cada vez.

Passo 3 – Cadastrar seu site no Google

Seu site deve ser cadastrado no Google Analytics, para que seja possível monitorar em detalhes as estatísticas de acesso e lutar pelas primeiras posições. Crie também uma conta no Google WebMaster Tools, que será responsável por vincular a leitura do seu site com o Google e medir a relevância de cada palavra chave. Imagino que a esta altura está ficando clara a necessidade de uma agência de marketing digital para lhe ajudar. Cobre deles esta conta. Acredite: muitas agências não fazem esses passos básicos.

Passo 4 – Crie o Sitemap e o Robots.txt

Como o próprio nome já diz, robots.txt é um arquivo no formato .txt (bloco de notas). Funciona como um filtro para os robôs dos sites de busca e faz com que os webmasters controlem permissões de acesso a determinadas páginas ou pastas dos sites. O robots.txt controla qual informação de um site deve ou não deve ser indexada pelos sites de busca.

Os sites de busca fazem um bom trabalho com seus robôs em varrer o conteúdo da internet. Existem porém formas de ajudá-lo a acelerar o processo ou fornecer acesso a páginas que o robô tem dificuldade em acessar. O primeiro método, e mais simples, é criar um mapa, uma página HTML com links para as páginas que queremos indexar.

Esse passo pode ser complicado para algumas empresas, por isso pode ser necessário a ajuda de profissionais. Entender como funciona é importante para acompanhar e cobrar os resultados.

Passo 5 – Trabalhe o conteúdo em cada página

Dependendo da plataforma que estiver utilizando, ficará mais fácil ou complexa esta atividade. O WordPress, ferramenta número 1 do mundo na criação de sites, tem componentes que ajudam muito nesta tarefa. Fundamental trabalhar o título, a descrição e cabeçalhos de cada página. Estas são as primeiras leituras do Google, só depois o conteúdo interno das páginas terá relevância. Os textos alternativos das imagens também são importantes.

Passo 6 – Utilize técnicas como o Marketing de Conteúdo

Manter um Blog com assuntos relevantes sobre o seu negócio também vão lhe ajudar. Uma das estratégias de Marketing de Conteúdo é justamente tornar a sua empresa um referência em determinado assunto – que deve estar diretamente relacionado com a sua palavra chave. Tanto o conteúdo relevante, como a quantidade de visitas e possíveis backlinks, vão ajudar e muito a subir no ranking do Google.

Passo 7 – Gere tráfego para seu site

Mesmo se tudo estiver correto, sem estimular o tráfego no seu site o processo de indexação será lento e menos eficaz. O Google precisa encontrar as palavras corretas e ainda entender que o público gosta mais das suas publicações do que das do seu concorrente. Este processo pode ser feito com campanhas no Facebook ou Google Adwords. Ambas precisam de investimento para ganhar alcance.

Outros fatores importantes para o SEO

  • A velocidade do seu site influencia na relevância.
  • Seu Site deve ser responsivo (adaptado para celular) para ganhar pontos com o Google.
  • A sua localização faz diferença. Google dará preferência para sites locais.
  • Jamais copie textos de outros sites ou blogs. Isto derruba sua reputação e acaba com sua indexação. A técnica de copiar funcionava até 2012.
  • Meu site é antigo, é possível otimizar? É possível, mas pode ser complicado. Além disso, parte do trabalho pode ser gerar novos conteúdos e melhorar o atual. Dessa forma estará investindo em algo obsoleto. É como reformar uma casa antiga: sai caro, aparecem surpresas e no final se gasta mais por menos.

Mantenha-se na primeira página do Google

Todo este ciclo pode levar de 1 a 6 meses em média para gerar o êxito esperado. Foi difícil e custou caro? Fique tranquilo, o retorno virá. Sua empresa fará bons negócios com seu site ou loja virtual nas primeiras posições do Google. É como se agora você tivesse uma loja no melhor shopping center do mundo e na melhor posição, aquela onde todos os clientes passam.