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6 redes sociais e suas estatísticas para você conhecer

Que os brasileiros são apaixonados pelas redes sociais, todo mundo sabe, não é mesmo? Mas, ver esse fascínio traduzido em números é ainda mais impressionante.

De acordo com um estudo divulgado em junho deste ano pela eMarketer, empresa especializada em pesquisas envolvendo o mercado digital, o Brasil é o país que mais tem usuários ativos em redes sociais em toda América Latina. Em segundo e terceiro lugar estão o México e a Argentina.

Os números

Os dados mostram que, em 2014, o Brasil tinha 78,1 milhões de usuários mensais ativos. Em 2015, o número subiu para 86,5 milhões e até a metade de 2016 o índice chegava 93,2 milhões.

Já o México saltou de 43,7 milhões em 2014 para 49,5 milhões em 2015 e chegou em junho de 2016 com 56 milhões de usuários ativos. A Argentina tinha 19,2 milhões em 2014 e foi para 20,8 milhões no ano passado; em junho de 2016 a marca era de 21,7 milhões de usuários.

E todos esses acessos não são destinados apenas a uma rede social, mas divididos entre as incontáveis plataformas de relacionamento e interação disponíveis na grande rede.

As redes

Entre as mais utilizadas pelos brasileiros estão o Facebook com 83%, o WhatsApp com 58%, o YouTube com 17%, o Instagram com 12% e o Google + com 8%. Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Além dessas, existem outras redes sociais que também podem ser utilizadas por quem quer desenvolver uma estratégia efetiva de relacionamento com o seu público-alvo ou apenas manter-se conectado e atualizado no mundo virtual.

Selecionamos as 6 principais para você conferir nesse post de hoje. Continue a leitura!

1. Facebook

Quando o assunto é acesso ao Facebook, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países mais ativos nessa rede social, ficando atrás apenas dos EUA e Índia. Ao todo, são 103 milhões de usuários ativos no país, sendo a maior parte – 54% – do público feminino.

E isso não é pra menos, já que a rede social de Mark Zuckerberg não para de crescer. Por lá, são milhões de usuários publicando, compartilhando, curtindo e comentando os mais variados conteúdos todos os dias, sejam eles de amigos e familiares ou de páginas comerciais.

É um canal efetivo de relacionamento com clientes, pois permite desde a interação até o anúncio de produtos para públicos estrategicamente definidos. Ele facilita o contato entre marcas e consumidores, possibilitando que as empresas acompanhem as reclamações, solucionem os problemas e identifiquem novas oportunidades.

Confira também: 6 motivos para sua empresa ter uma página no Facebook

2. Instagram

Quem também já caiu nas graças dos brasileiros foi o Instagram, uma rede social de fotos, que permite aplicar efeitos nas imagens antes de compartilhá-las. Recentemente, a plataforma também liberou o recurso de vídeos com até um minuto de duração para seus usuários.

A plataforma permite ainda criar anúncios patrocinados no aplicativo, chamando ainda mais atenção de empresas que desejam investir em um contato direto com atuais e futuros clientes.

Atualmente, o Instagram já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente, sendo os brasileiros responsáveis por 6,55% do tráfego total da rede.

3. LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e já conta com 400 milhões de usuários. Com ela é possível construir uma identidade profissional online, manter contato com colegas de trabalho e ainda encontrar oportunidades profissionais, de negócios e empreendimentos.

Além de usuários comuns, empresas e organizações também têm utilizado a rede para ampliar o networking, divulgar informações e conteúdos pertinentes, produtos e serviços oferecidos e vagas de emprego, tornando a rede uma boa oportunidade para marketing e vendas.

No Brasil são cerca de 25 milhões de usuários ativos na plataforma, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

4. YouTube

O YouTube, plataforma dedicada aos vídeos, é hoje a quarta mídia social mais acessada no Brasil, com uma média de 21% dos usuários ativos diariamente.

É possível utilizar a rede para criar um canal de conteúdos exclusivos de determinado produto ou serviço, visando atrair pessoas que desejam saber mais sobre o assunto. Essa é uma das estratégias mais efetivas da plataforma, que também permite captar os espectadores através de anúncios pagos, uma ótima maneira de complementar uma estratégia de links patrocinados.

5. Snapchat

Outra rede social em alta é o Snapchat: um app que permite enviar texto, fotos e vídeos, mas com a diferença de que o conteúdo não fica armazenado em um perfil do usuário. Toda publicação só pode ser vista por apenas alguns segundos, já que é deletada em seguida de forma automática.

Muita gente famosa tem utilizado o Snapchat para se comunicar com seus seguidores e essa também pode ser uma boa oportunidade para sua empresa, principalmente se o seu objetivo é engajamento e um maior conhecimento de marca.

Atualmente, a rede conta com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente, sendo que o público principal tem de 13 a 34 anos. No Brasil, os números ainda não são tão expressivos: apenas 9% da população estava ativa na rede no último trimestre de 2015, mas com toda a certeza ela tende a crescer e muito nos próximos tempos.

6. Pinterest

Denominado como “o catálogo mundial de ideias”, o Pinterest é outra rede social que ganha cada vez mais adeptos, Criada em 2010, a plataforma permite o compartilhamento de imagens de qualquer tipo, possibilitando ao usuário salvar o conteúdo favorito.

A rede já conta com mais de 70 milhões de usuários ativos, sendo 80% de mulheres cadastradas. No Brasil, apenas 8% da população utiliza o canal, mas com novos recursos de compra e uso promocional da rede, certamente ela crescerá ainda mais no país.

E aí, em quais dessas redes você ou sua empresa está? Conte pra gente nos comentários e aproveite para compartilhar esse post com seus amigos na sua rede social preferida!