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O que minha empresa precisa pra começar a divulgar no Google?

Muito além das pesquisas orgânicas. Como o Google Ads pode promover a sua empresa.

Sua marca precisa se fazer presente na internet, e para isso é importante conhecer novas formas de divulgar os seus produtos ou serviços na rede. Quando bater aquela indecisão do que fazer para alavancar suas vendas, ter mais resultados, e obter crescimento, pense em como você mesmo procura as soluções dos seus problemas. Garanto que pensou na barra de pesquisa do Google! Pois é, a resposta para isso pode estar bem na sua frente. O que a sua empresa ainda espera para anunciar no Google Ads?

Sim, o maior site de pesquisa da internet pode ser um valioso aliado na hora de divulgar o seu negócio, até porque o Google é quase onipresente no ambiente
online, mas para começar essa empreitada é essencial conhecer o Google Ads.

Entendendo o que é, e como funciona o Google Ads:

Google Ads, é o novo nome do serviço de anúncios do Google, mudado recentemente, mas na prática é o bom e velho Google Adwords. Tudo começou com a rede de pesquisa, na tela de buscas do Google, mas foi crescendo tanto que hoje em dia o termo Ad”words” não faz mais sentido, é muito mais do que isso. Neste artigo vamos falar dos passos mais básicos, então vou me limitar a rede de pesquisa, a mais simples e famosa forma de anunciar no Google.

Rede de pesquisa, atraia os usuários até você.

Quando fazemos uma busca no Google (dependendo do termo pesquisado) alguns sites aparecem primeiro, sinalizados como anúncio. Tratam-se de links patrocinados, e é através da ferramenta Adwords que essas empresas posicionam seus sites no topo dos resultados das pesquisas. Essa forma de direcionar resultados de busca está ligado ao Leilão de Palavras-Chave (keyword).

Funciona assim: dentro do Adwords você seleciona diversas palavras-chave, podendo criar uma lista de termos com relação direta com o seu negócio ou com o que você queira divulgar. Digamos que você administre uma empresa relacionada a chaveiros (desses que copiam chaves), ou que você mesmo seja um. Basta listar os termos que tenham relação com este serviço: “chaveiro”, “manutenção”, “fechadura”, “cadeado”, “cópia de chave”, “emergência”, etc. Os usuários do Google que pesquisarem estes termos na barra de pesquisa terão grandes chances de se depararem com o seu anúncio. Aqueles que clicarem serão enviados ao seu site e um valor definido será retirado da sua conta para pagar o Google.

Como assim, valor? Basicamente seu gasto com uma campanha no Adwords gira em torno do custo por cliques(CPC), ou seja, você só paga se usuários clicarem no seu anúncio. Esse valor por clique é definido por você, mas possui algumas variáveis e limitações que impedem que você simplesmente coloque R$0,01 e espere ser clicado. Lembre-se de que é um leilão, quem oferece pouco não paga mas também não leva. Fique atento também a localização do seu negócio, o Adwords permite que você restrinja a sua campanha por área, seja em um raio de 80km, em determinado bairro, em apenas uma ou várias cidades, estados e até países específicos. Vamos por partes:

Primeiro passo: Criação da Conta Google.

Todos os serviços Google são possibilitados por meio da conta Google, desde o simples Gmail, Youtube, Google Drive, até a conta que gerencia o seu Smartphone Android. Então você provavelmente já tem uma. Se precisar, basta clicar neste link, e criar a sua. Com a sua conta já criada você poderá trabalhar seus anúncios, e aproveitar um monte de outras vantagens que ela pode promover.

Escolhendo Palavras-Chave.

Aqui é interessante entender bem como pensa o seu consumidor. Se coloque no lugar dele. Como você procuraria pelo seu serviço ou produto? Usando o exemplo do chaveiro, será que seus clientes procuram pela marca da chave, ou preferem buscar pelo bairro? Conhecer bem o seu cliente é uma necessidade para todas as empresas, e nesse caso não é diferente. Para ajudar a definir, o Google possui uma ferramenta chamada Keyword Planner, que mostra a média de busca de cada termo, assim como média de custo por clique.

Ótimo, mas e se for alguém que queira comprar um chaveiro? Não é bem esse o público que você quer atingir, correto? E não vale a pena desperdiçar seu dinheiro em algo que pode gerar cliques que não trarão resultados reais. Para isso é possível negativar certas palavras e reduzir a chance de uma variável dela mostrar o seu anúncio. Tenha sempre em mente que você precisa converter visitantes em clientes.

Estrutura da Campanha de Links Patrocinados

Muitas vezes a sua empresa pode trabalhar com diversos produtos, ou ter objetivos diferentes para divulgar. O Google Adwords se organiza em Campanha, Grupo de Anúncios e Anúncio, de forma a facilitar esse processo e otimizar os resultados.

Se a sua empresa tem vários objetivos ou está montando divulgações bem diferentes, como uma ação exclusiva pro Natal, fora das campanhas tradicionais, ou em locais específicos bem diferentes, etc, você cria várias campanhas.

Dentro das campanhas vem os grupos de anúncios, que serão definidos por diferentes nichos do seu público. Aqui é ótimo para separar produtos diferentes, público-alvo diferentes, como crianças e adultos, ou locais diferentes. Cada grupo terá palavras-chaves específicas, assim como anúncios específicos. 

Por último, os anúncios propriamente ditos. Eles possuem dois títulos, o endereço do seu site, e mais uma descrição que pode ajudar a convencer o usuário a clicar. Aqui o importante é criar um texto impecável que seja uma resposta ao que foi buscado e que incentive o usuário a visitar o seu site. Dentro dos anúncios temos diversas extensões que otimizam o processo, e falaremos mais em outro artigo. Procure pelos anúncios dos seus concorrentes para servir de inspiração.

Quanto custa anunciar no Google?

O sistema de leilão do Google permite que você escolha livremente o quanto quer investir na sua campanha. Então você pode colocar R$100 ou R$100.000, dependendo do seu orçamento e estratégia. O CPC vai depender muito da palavra-chave escolhida, se ela é concorrida, quanto cada concorrente decide investir, e também pela qualidade e relevância do seu anúncio e do seu site. Lembre-se de que é um leilão. A parte boa é que você pode ter uma prévia durante o planejamento das palavras-chave, com o Keyword Planner. Com o tempo, otimizando a campanha, dá pra ir reduzindo o custo de cada clique e ter mais resultados pagando menos.

Flexibilidade e possibilidades muito vantajosas.

O interessante do Adwords é a possibilidade de trabalhar de forma extremamente dinâmica e assertiva. A plataforma fornece um enorme volume de métricas precisas que tornarão suas decisões mais fáceis e confiantes, e aos poucos você pode ir testando todas as possibilidades, vendo o que realmente funciona pro seu mercado, podendo a qualquer momento alterar seus anúncios sem custos adicionais.

Conselhos básicos:

  • Não repita palavras-chave entre grupos e campanhas.
  • Tenha atenção ao link escolhido para destino, certifique-se que o ele levará o usuário ao que ele realmente procura, que tenha relação com o termo buscado no Google. Não caia na armadilha de colocar todos os anúncios para a página inicial do seu site.
  • Deixe um tempo para maturação da campanha. Observe os resultados constantemente e ajuste a campanha quando for necessário.
  • Sempre procure utilizar as palavras-chave no titulo do anúncio ou em sua descrição.
  • Não se acanhe em chamar seu futuro cliente para ação, abuse dos “compre aqui”, “Clique e confira”.
  • Se sentir que sua campanha não está dando resultado, pause a mesma, repense seu conteúdo e utilize outra estratégia. Aproveite o dinamismo e
    a flexibilidade da ferramenta.
  • Para quem precisa gerenciar várias contas eu recomendo o Google MCC (My Client Center).
  • Analise periodicamente os relatórios das campanhas para encontrar possibilidades de otimização.

Ufa! Deu para notar o quanto o Google Adwords pode ser essencial e até mesmo transformar o seu negócio. É normal tem milhões de dúvidas, então conte com a Ponto Âncora para lhe ajudar. Marque um café conosco e podemos conversar, traçar estratégias e trazer soluções para a comunicação da sua empresa.

Texto original por Davi Ajala, redator da Ponto Âncora.