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Funil de Vendas: Por que ele pode ser importante para meu negócio.

Blog Capas-08

O que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é uma estratégia de vendas onde observamos e acompanhamos toda a trajetória de um cliente: desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a marca até o fechamento do negócio ou compra. Você já deve ter observado o fluxo de clientes em um shopping, e é lógico que nem todos os que lá adentram irão parar para olhar vitrines, destes que olharem as vitrines, nem todos entrarão nas lojas, e ainda assim só alguns destes que entraram irão de fato comprar formando assim um funil que, de forma decrescente vai afunilando de um numero maior de pessoas até aquelas que irão decidir pela compra. No mundo digital não é diferente.

funil

Um Funil de Vendas pode ser dividido basicamente em quatro partes:

Atrair Visitantes: Encontrar e chamar a atenção do Cliente para que conheça a empresa.

Converter Leads: Conquistar o Cliente para que o mesmo se interesse pela empresa e deixe uma forma de contato.

Nutrir Oportunidades: Apresentar o produto/serviço, tirar as possíveis dúvidas e anular qualquer tipo de objeção, despertando desejo no Cliente.

Fechar Vendas: Indicar Clientes preparados para o fechamento do negocio, à equipe de vendas da empresa.

Como se aproveitar do Funil de Vendas

Quantas pessoas acessam o site/blog da sua empresa? Quantos deixam algum tipo de contato, como endereço de e-mail? Quantas dessas pessoas, de fato, fecham negocio? É de extrema importância para otimizar cada etapa do Funil, ter todos esses dados a sua disposição.

Considere que o site da sua empresa receba mil visitantes, destes mil, quinhentos deixam seu contato de e-mail, dos quinhentos, duzentos se interessam pelo seu produto/serviço, e destes duzentos, quarenta efetuem a compra, você poderia pensar que, para aumentar suas vendas, basta aumentar o numero de visitantes.

No entanto não é bem assim que funciona um bom Funil. Tenha em mente que um grande número de visitantes em seu site não necessariamente representarão mais vendas. Uma forma mais eficiente seria trabalhar para aumentar a conversão em cada etapa do Funil, ou seja, fazer com que um numero maior de pessoas que se encontram num momento de compra passe para o próximo, afinal são todos potenciais clientes, os quais você já possui alguma informação e pode trabalhar com algo mais direcionado e qualificado para que eles enfim fechem negócio.

Com um mercado cada vez mais voltado para o digital, engana-se quem acha que apenas estar presente na rede, seja através de sites, blogs ou fanpage, é garantia de uma boa gestão em marketing digital. Administrar uma boa estratégia usando o Funil de Vendas vai lhe ajudar a não apenas ampliar seu escopo de atuação, como gerar clientes qualificados criando muito mais oportunidades de vendas. Boas práticas como essa com certeza irão transformar aquele visitante desavisado no seu site, em mais do que um cliente fiel, pode torna-lo em um defensor da sua marca.

Texto por Davi Ajala, redator da Ponto Âncora.