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Topo do Funil: Como Atrair Clientes.

Blog Capas-09

Como você já deve saber a essa altura, não basta sua empresa se fazer presente na internet, não se engane, isso por si só não é marketing digital. É preciso aplicar estratégias, tomar decisões e adotar ações bem como no mundo real. Algo extremamente fundamental para o seu negócio na rede é saber como atrair seus clientes, mais do que isso, como ser notado, lembrado para assim ser escolhido. Já vimos que o Funil de vendas se divide em quatro partes, e o primeiro deles é o Topo do Funil, ou seja, é a porta de entrada do seu publico neste esquema. O Topo do Funil representa o momento onde consumidor tem o primeiro contato com sua marca, como aquele cliente do shopping que passa o olho na sua vitrine, e neste momento é imprescindível causar uma boa impressão.

Obtenha informação, gere conhecimento.

É importante observar que o Topo do Funil é a etapa que tem o maior alcance em todo o processo de venda, é nele que seu futuro cliente tem noção da sua existência e é através dele que o mesmo reconhece valor ao que você tem a oferecer, então, como não ser apenas mais um site/blog visitado e esquecido? Uma boa iniciativa é trabalhar com um bom marketing de conteúdo. Um conteúdo relevante pode fazer com que seu publico enxergue na sua empresa autoridade no assunto em que esteja envolvido o seu negócio, levando a maiores números de visitas. O seu negocio é moda? Fale sobre o assunto, publique textos com dicas de moda e tendências, use vídeos, imagens ou gráficos eles podem ser uma ótima maneira de atrair mais curiosos e entusiastas do assunto e poderão ver em seu produto o que eles buscam. Redes sociais, canal no YouTube, podem ser ferramentas de grande valor para disseminar seu conteúdo e, por conseguinte o seu negócio.

Um grande diferencial em suas estratégias online é entender que sua empresa deve sempre almejar ter informação para gerar conhecimento. Sim, seja referência no seu nicho de atuação para poder sempre gerar um conteúdo rico e, acima de tudo, relevante para o seu publico. Entenda e explore os problemas dos seus potenciais clientes e use conteúdo para que os mesmos o identifiquem e vejam na sua empresa a solução para ele.

Cautelas com o seu conteúdo.

Agora vamos atentar para o que se deve evitar em suas ações no Topo do Funil:

Lembre-se de que o conteúdo oferecido deve sempre gerar novos clientes em potencial, apenas aumentar o numero de visitantes/curtidas não garantirá aumento nas vendas, se seu conteúdo só gera mais visita, você estará dando informação gratuita e isso não estará sendo uma estratégia eficiente, reveja o modo que você está produzindo o seu conteúdo.

Não use seu conteúdo para vender. Ninguém entra em um site só para ver propaganda, garanta que o seu conteúdo não esteja “empurrando” o seu produto, se seu publico entender seu conteúdo como propaganda, ele poderá rejeita-lo, e o resultado pode ser o inverso do esperado. Evite falar do produto diretamente ou em preços, lembre-se que o conteúdo deve ser algo relevante para o potencial cliente, onde o mesmo enxergue valor e não custos.

Use uma linguagem acessível. Aquela pessoa que esta visitando o site da sua empresa talvez não tenha total domínio da sua área de atuação ou do seu produto, faça com que ela se sinta a vontade, use formas didáticas e clareza em seu discurso, independente da plataforma usada na comunicação, seu conteúdo deve ser o mais democrático possível, afinal você estará falando com um publico amplo.

Com uma vitrine bem cuidada.

Um bom conteúdo aliado a uma boa prospecção pode fazer da sua empresa uma referência para o seu nicho de mercado. Observe seus concorrentes, saiba administrar tudo o que compõe o seu negocio na rede (site, blog, fanpage, canal, etc.) para ampliar o Topo do seu Funil, a máxima “a primeira impressão é a que fica” aplica-se muito bem nesta etapa, lembre-se que muitos que estão no seu Topo de Funil não irão para o meio e não deixarão nenhum contato, mas ainda assim a sua vitrine pode não ser esquecida por eles.

Texto por Davi Ajala, redator da Ponto Âncora.