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Devo investir na criação de um site ou na gestão de uma página no Facebook?

Blog Capas-14

Quando falamos de presença digital na internet para empresas, logo pensamos em Sites e Facebook. Esses são as duas grandes oportunidades do marketing digital para empresas de todos os tamanho tornarem mais  competitivas, promover produtos, serviços, chegando aos consumidores de forma rápida, personalizada e eficiente.

Em 2015, o Brasil atingiu a marca de 110 milhões de internautas, sendo que 88% estão em redes sociais. Em média, ficam conectados trinta horas por mês, o que torna o Brasil o 5º país mais conectado do mundo.

Dentro do contexto de marketing digital profissional, com foco em geração de negócios e vendas para as empresas, há uma grande diferença entre a criação de site e gestão de Facebook. O site é o receptor das ações, é responsável por converter o lead (contato) em cliente. O Facebook é uma mídia com grande poder de alcance, ideal para encontrar o cliente e trazê-lo para o site.

Para tentar dar uma resposta satisfatória ao questionamento, primeiramente, devemos explicar o objetivo de cada tipo de ferramenta.

Desenvolvimento de Site

O website é o receptor de todos os contatos digitais: pesquisa orgânica no Google, campanhas pagas no Google, campanha nas redes sociais, citações em outras mídias digitais (revistas, blogs, sites de parceiros). O site também pode ser a porta de entrada de ações não digitais: por exemplo, quando você entrega um cartão de visitas, a ação mais provável do seu cliente potencial será entrar em seu site e analisar sua empresa, antes de dar o próximo passo. Pesquisas indicam que a maioria dos negócios entre empresas se iniciam com uma pesquisa no website do possível fornecedor.

Já tenho um site antigo, resolve? O aproveitamento das oportunidades do marketing digital será proporcional à qualidade do seu site. Além do design moderno, um site deve estar bem ranqueado para ser apresentado na primeira página do Google. Desta forma, o desenvolvimento do site deve considerar  técnicas de SEO (otimização para sites de busca, como  o Google), tanto em sua estrutura técnica, quando em seu conteúdo (texto e imagens). Design responsivo (para celular) e velocidade também são fundamentais para um bom posicionamento no Google. Por fim, o website deve ter estratégias para captação e engajamento dos clientes, que são aqueles botões e links que tentar captar informações do cliente ou levá-lo até o formulário de contato. Um site desatualizado dificilmente estará compatível.

Um site desatualizado dificilmente estará compatível com as estratégias de maximização, captação e conversões dos seus clientes que é o maior patamar do sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Quando bem feito e estruturado, o site passa uma imagem séria e profissional, criando uma aura de confiabilidade, o que também servirá como atrativo de clientes.

Gestão de Facebook

A relevância de uma Fanpage está no fato de que é uma ótima ferramenta para criação de vínculo com uma audiência, fazendo com que a mesma se engaje na divulgação da marca, em uma espécie de marketing informal, ou, em outras palavras, é uma recriação da clássica “propaganda boca a boca”.

A melhor estratégia para o Facebook, assim como para outras redes sociais, é buscar o reconhecimento de marca e o engajamento com os clientes. Com a facilidade de alcançar um grande número de pessoas no Facebook, seja de forma abrangente ou segmentada, paga ou gratuita, ele se torna o ponto de partida ideal para quase todas as campanhas. Por todo esse potencial, o Facebook não pode ser deixado de lado nas campanhas de marketing da sua empresa.

Mas lembrem-se: o Facebook não pode ser o destino das suas campanhas, ele é uma ferramenta para alcançar os clientes, assim como uma propaganda de TV. Ao atingir o cliente com a mensagem correta em um post no Facebook, a campanha na rede social deve levar o cliente até o site, que será responsável por conduzir o processo de conversão. Sua função precisa ir além da busca por curtidas na página.

Como a rede social é, essencialmente, um espaço virtual dedicado ao entretenimento, lazer, e voltado para a vida pessoal, as empresas devem sempre se preocupar em se apresentar de modo a não parecer estar invadindo o espaço íntimo das pessoas, causando um efeito nocivo à imagem pública do negócio.

Entre as sugestões mais importantes para uma abordagem inteligente em redes sociais está a criação de conteúdo relevante para o seu público, com grande parte de informação, e pouca propaganda.

Qual o mais indicado para o seu negócio?

É importante salientar que o empreendedor precisa pensar, primeiramente, em fortalecer a base de seu negócio, e isso só é garantido através de um bom website corporativo. Só com uma plataforma robusta e completa, a empresa deve se preocupar em investir em redes sociais.

Por fim, deixemos claro que a página da sua empresa no Facebook é muito importante e merece cuidado especial. Ela deve ser tratada como uma parte da estratégia de Marketing Digital, onde o site é o agente principal que conecta todos os outros canais de relacionamento e comunicação com os clientes, bem como todas as ações de Marketing online da empresa.

Seus clientes estão na internet, isto não resta dúvidas, basta escolher a estratégia correta para atrair os clientes para seu site. O Facebook pode ser um grande aliado no processo de atração e o site será o responsável pelo processo de conversão e gestão da presença digital da empresa.

Leia sobre marketing digital, se envolva, mas conte com apoio da agência digital adequada para o perfil da sua empresa. Use seu tempo a favor do seu negócio, foque no seus clientes. Conhecer um pouco do funcionamento do marketing vai lhe ajudar na conversa com o profissional e nas definições das prioridades, mas não tente fazer sozinho.

Fazendo uma analogia: não é porque você sabe dirigir um carro (sua empresa) que conseguirá mexer no motor e melhorar seu desempenho (ferramentas de marketing).