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Porque sua empresa precisa de uma marca consistente para competir no mercado

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O post de hoje começa com uma reflexão: como está a consistência da comunicação da sua empresa e, principalmente, da sua marca no mercado?Se manter um contato consistente e eficaz com seu público-alvo é uma longa missão, criar e preservar uma presença de marca como um todo é ainda maior.

Enquanto realizar uma campanha consistente para divulgação de um novo produto ou serviço requer uma mensagem clara, com objetivos e formatos bem alinhados em todos os canais, estabelecer-se no mercado com um marca consistente requer muito mais.

Comunicação é essencial.

Seja o trabalho em um site, nas redes sociais, em um blog, na mídia impressa ou audiovisual, tudo que sua marca faz está comunicando algo. Até não fazer nada comunica alguma coisa. O “sumiço” de uma marca pode representar que ela não está mais interessada em seus clientes/consumidores, que não deseja mais manter esse relacionamento.

Por isso, mais do que nunca, manter uma boa consistência de marca e comunicação é imprescindível. Uma empresa que não acredita no poder da comunicação, que realiza apenas ações muito, muito, eventuais (como 1 vez a cada três, seis ou 12 meses), será facilmente abalada, tanto por fatores internos quanto externos. Dificilmente vai se manter na mente de seus consumidores.

Por outro lado, uma empresa que investe em ações constantes, inova, busca oferecer mais do que vantagens, diferenciais e atrativos para seu público-alvo, caminha com segurança e firmeza rumo ao sucesso. E, nada que aconteça poderá abalar sua confiança.

Transmita uma mensagem consistente

É importante lembrar ainda que a área da comunicação de uma empresa vai muito além do que tradicionalmente se imagina. Uma parte é a mensagem, muitas vezes, subjetiva transmitida pela marca. A outra está diretamente relacionada à embalagem do produto, ao contato do vendedor, à experiência entre produto e cliente, no pós-venda e atendimento.

Construir a consistência de uma marca é realmente um imenso desafio. Tudo precisa ser cuidadosamente pensado, planejado e executado para comunicar com eficiência. Afinal, de que adianta realizar uma fabulosa campanha, gerar engajamento, likes, compartilhamentos, se depois de algum tempo o consumidor não encontrar mais a mesma marca pela qual se apaixonou?

Realizar ações ou comunicação isolada não resolve problema nenhum, muito pelo contrário; causa inúmeros outros. Tenha em mente que uma marca consistente é construída ao longo do tempo e com estratégias contínuas, que não podem parar.

Por fim, se puder deixar ainda dois conselhos, diria:

A comunicação da sua empresa só vai funcionar se ela estiver muito próximo da sua gestão de marca. Uma não existe sem a outra.

A rigorosidade pela qualidade não pode ser única de um projeto. Você tem um padrão a seguir e uma imagem a zelar. Portanto, independente do trabalho realizado pela sua marca, busque sempre a excelência.

Exceções acabam com a consistência e marcas consistentes são as mais lembradas, sempre!

Até a próxima!